domingo, 11 de março de 2012

Mãos à obra!!

Faz tempo que eu estou ensaiando escrever um blog sobre catequese e relatando catequese. Finalmente me decidi e ultrapassei todas as barreiras que eu mesma me impunha. Acabei me decidindo depois de muito observar a transformação que minha Paróquia está sofrendo a partir das mudanças que estamos implantando na ação evangelizadora de nossa Catequese Infantil.
Desde o ano passado o nosso pároco vem nos falando muito a respeito de uma nova metodologia evangelizadora, sobre o processo catecumenal (muito citado na Semana Brasileira de Catequese de 2009). Eu, pessoalmente pesquisei muito sobre o assunto e fui buscar saber em cursos, conversando com outras catequistas, etc. Bom, mais tarde eu explico melhor como foi todo o processo de transformação da nossa catequese.
Com este Blog quero compartilhar com vocês, catequistas, pais e catequisandos, como foi e como tem sido a nossa caminhada em direção à estes novos ares, em direção à essa mudança de metodologia.

Novos métodos para tempos novos, formando homens novos para um mundo novo.

A partir deste ano estamos implantando a metodologia da INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, baseada na metodologia catecumenal dos primórdios do cristianismo. Estamos começando primeiro com a Catequese infantil, pois nossa paróquia ainda é deficiente em servos e a comunicação entre as pastorais ainda não é a melhor, mas Deus tudo pode e tenho Fé que chegaremos lá, com muita perseverança, coragem e paciencia.

Espero poder postar aqui sempre, pelo menos 1 vez por semana. Pretendo relatar a vocês todas as minhas observações sobre esta nova metodologia, bem como comentários de minhas companheiras de jornada catequética. Gostaria também de colocar vídeos ou textos de outros blogs ou sites católicos que sempre nos ajudam em nossa formação como cristãos e catequistas.

Este ano estamos começando com a etapa do Querigma, que irá anunciar o Amor de Deus na Encarnação Salvivica de Jesus. Em seguida, possivelmente iremos usar o livro INICIAÇÃO À EUCARÍSTIA do padre Antonio Francisco Lelo, vamos ver conforme a caminhada nos conduzirá e quais serão as orientações do nosso pároco e da nossa Diocese.

A Paz de Jesus!!

10 comentários:

  1. Olá minha querida e mais nova blogueira evangelizadora!!! Vim te acolher e desejar boas vindas a nossa família Catequistas Unidos.
    PAZ E LUZZZZZZZZZZZZ
    http://catequesecomcriancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que alegria quando me disseram... Que você está fazendo parte de nossa família! Seja bem vinda! Meu blog é o número 83 da Lista dos Catequistas Unidos! Quando quiser nos vistar, fique a vontade para ir em www.catequese-psbj.blogspot.com

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. A Paz de Jesus Regiane, passamos para conhecer o blog e você,somos catequistas unidos e vizinhos, deixamos um abraço e que Deus a ilumine e fortaleça nesta missão de torná-lo mais conhecido e amado !
    Regilandia Pedrosa

    ResponderExcluir
  4. Regilandia querida,
    Passe no meu blo para pegar o selinho que lhe ofereço com muito carinho.
    Quem criou o selinho foi o catequista Jonathan Cruz... e ficou lindo!
    http://www.catequesenanet.com.br/2012/08/selinho-catequista-e.html

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Regiane, faço parte do Grupo Catequistas Unidos e vim te dar boas vindas e fiquei feliz em saber que vc também é de São Paulo e que a sua Paróquia também esta em fase de implantação do processo de Iniciação Cristã, que bom.
    Espero que Deus te fortaleça e capacite dia após dia neste evangelizar através do mundo virtual.
    Abraços fraternos
    Aguardo sua visita
    http//blogdaprecatequese.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, seja bem vinda ao grupo Catequistas Unidos! Aproveito para convidá-la para participar da Promoção do Dia do Catequista. Visite o link: http://semeandocatequese.blogspot.com.br/p/promocao-dia-do-catequista.html
    Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Passei pra conhecer o seu cantinho e desejar Boas Vindas ao grupo Catequistas Unidos. Espero sua visita ao meu blog (jardimdaboanova.com.br). Um abraço e a paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  9. Oi Regiane, que bom conhecer seu blog!
    Parabéns e grande abraço!

    andersonribeiro18.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A Paz de Jesus amiga, tem um selinho e a nossa oração para você lá no blog!

    ResponderExcluir